Por Portal ABQM
14 Set de 2022
Levantamento da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) revela que o estado de São Paulo lidera o ranking nacional do plantel da raça com 266.719 equinos da raça, seguido do Paraná (54.041) e Minas Gerais (42.435). Hoje, a ABQM tem cerca de 650 mil animais registrados em todo o país e se tornou uma das maiores entidades do setor equídeo da América Latina.
Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), por ano, a indústria do cavalo movimenta mais de R$ 30 bilhões no país. As competições equestres representam parcela significativa da cadeia do setor. Araçatuba é um importante polo do agronegócio brasileiro.
"São Paulo foi o estado que trouxe a raça para o Brasil. Hoje, o cavalo Quarto de Milha está de ponta a ponta no país, com todas as suas modalidades esportivas e culturais. São Paulo, Paraná e Minas Gerais lideram o ranking do plantel nacional da raça que já se espalhou por todas as regiões do país", avalia Jamil Buchalla, Vice-Presidente da Associação Quartista.
Com uma premiação recorde de R$ 3 milhões, o Campeonato Nacional do Quarto de Milha, que encerrou no dia 24/07 em Araçatuba, mostra como o crescimento dos Esportes Equestres tem um forte impacto para toda a cadeia produtiva do setor no país.
"Você vê o cavalo no Nordeste, com a Vaquejada, no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, com o Laço Comprido. A versatilidade do Quarto de Milha, sem dúvidas, foi responsável por esse crescimento das competições equestres tão expressivo e importante para a raça", complementa Buchalla.
Araçatuba é hoje um dos polos do agronegócio brasileiro e, atualmente, recebe a maior competição Nacional dos criadores da raça Quarto de Milha. O empresário mexicano e treinador de Apartação, Juan Perez - filho do pecuarista José Macário Perez Pria (um dos fundadores da ABQM) voltou dos EUA e investiu no centro de treinamento do pai para novos competidores da raça Quarto de Milha, em Araçatuba.
"O Quarto de Milha é muito forte nas competições equestres. Muitos criadores de Araçatuba passaram a comprar os animais para participar das disputas com suas famílias. Hoje, no centro de treinamento que temos na cidade, contamos com 50 animais. Estamos gerando empregos e formando novos competidores da raça", explica Juan Perez.